top of page

BLOG - Papo Sustententável

O Poder dos KPIs: Transformando dados em estratégia

Se você gerencia uma equipe, há uma boa chance de já ter ouvido falar de indicadores-chave de desempenho (KPIs). Em sua forma mais simples, um KPI é um tipo de medição de desempenho que ajuda a entender o desempenho de sua organização ou departamento. Usado corretamente, um bom KPI deve funcionar como uma bússola que mostra se você está seguindo o caminho certo em direção aos seus objetivos estratégicos.


O problema é que existem milhares de KPIs para escolher. Se você escolher o errado, estará medindo algo que não está alinhado com seus objetivos. Como, então, você deve selecionar os KPIs certos para sua organização?


O que é um indicador-chave de desempenho (KPI)?


Um indicador é simplesmente uma medida usada para capturar um aspecto específico do desempenho de seu negócio. Por exemplo, você pode medir quantas horas seus funcionários trabalham, o número de horas de licença médica utilizadas ou a quantidade de papel utilizado. No entanto, é importante observar que alguns indicadores podem não ter relevância direta para o seu negócio. Por exemplo, saber quantas horas todos os seus funcionários trabalharam na última semana pode não ser relevante, a menos que você use essas horas para cobrar dos clientes. Nesse caso, não há muita utilidade prática para esse dado.


Por outro lado, um indicador de desempenho rastreia uma medida diretamente relacionada ao desempenho de sua organização. Por exemplo, empresas de manufatura podem optar por examinar indicadores de desempenho em torno do número de matérias-primas adquiridas, do número de defeitos por lote fabricado ou do número de etapas do processo de fabricação. No entanto, um indicador de desempenho por si só pode não indicar sua importância estratégica para o negócio.


É aí que entra um indicador-chave de desempenho (KPI). Os KPIs são o subconjunto de indicadores de desempenho mais críticos para o seu negócio, usados para medir o progresso em direção ao cumprimento dos objetivos estratégicos. Eles são selecionados especificamente por sua importância e relevância para os objetivos e metas estratégicas mais altas da organização.


Por que é tão importante selecionar os KPIs certos?


Você provavelmente já ouviu dizer que “o que é medido é gerenciado”. Se você estiver focado em seus KPIs, sua equipe estará focada em mudar os comportamentos apropriados. No lado oposto da moeda, se você escolher os KPIs errados, você corre o risco de gerar comportamentos indesejados.

Existem duas orientações para selecionar os KPIs (indicadores-chave de desempenho) corretos:

KISS: Talvez você já tenha ouvido a sigla “Keep it simple, stupid”. Esta frase soa verdadeira para KPIs. Torne-o o mais fácil de entender possível, para que seus funcionários tenham clareza sobre o que precisam fazer.
KPIs SMART: SMART significa específico, mensurável, atingível, realista e oportuno. O seu KPI é tudo isso?

Erros de seleção de KPI que devem ser observados


Existem dois erros comuns cometidos durante o processo de seleção:

1.     Escolhendo KPIs que você sempre mediu
Medir os KPIs (indicadores-chave de desempenho) que você sempre mediu pode não levar em consideração quaisquer mudanças no comportamento do seu cliente que possam ajudar sua empresa a crescer.
2.     Escolher KPIs mais fáceis de medir
Basear sua escolha na simplicidade e não na estratégia não ajudará, na maioria dos casos, a realizar nada. Avalie cada KPI com base em sua relação com seus objetivos gerais.

Como você pode criar uma cultura de monitoramento e melhoria de KPI?


A introdução de KPIs (indicadores-chave de desempenho) em seu ambiente de trabalho tem o potencial de criar alguns desafios. Por um lado, nem todos podem compreendê-los completamente e como são usados. Organize algumas sessões educacionais para explicar o conceito e por que os KPIs serão importantes para o futuro da sua organização.


Além disso, enfatize que os KPIs não serão usados ​​como ferramentas de fiscalização para controlar o comportamento das pessoas.


Há uma enorme diferença entre selecionar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) corretos e criar uma cultura de monitoramento, relatórios e melhoria. Para ajudar as pessoas a adotarem o uso de KPIs e motivá-las a mudar, você precisará configurar um sistema de gestão de desempenho que seja consistente, transparente e simples de usar.

A definição cuidadosa e estratégica de indicadores de desempenho é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Eles não apenas fornecem uma maneira tangível de medir o progresso em direção aos objetivos, mas também servem como uma bússola que orienta as decisões e ações diárias. Ao escolher os indicadores certos, alinhados com a estratégia da empresa, é possível identificar áreas de melhoria, otimizar processos e impulsionar o crescimento. Portanto, não subestime o poder dos KPIs - eles podem ser a chave para desbloquear o verdadeiro potencial de sua organização.

220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page