• Afonso Martins

Gestão a vista



O que é gestão a vista?

Para o crescimento saudável de uma empresa, é necessário um envolvimento de toda a equipe, inclusive em níveis gerenciais, nas novas abordagens e reestruturação dos processos. Além disso, com o mercado cada vez mais competitivo e exigente, as empresas precisam encontrar alternativas para promover uma gestão eficiente, com foco em resultados e capaz de envolver todos os aspectos organizacionais do negócio.

A gestão à vista tem se desenvolvido como um sistema eficiente para as organizações, possibilitando a circulação de informações através de uma comunicação visível simples, que seja entendida e acessível a todos do ambiente de trabalho.

De acordo com Mello (1998) a gestão à vista pode ser definida como uma maneira de comunicação que é percebida por qualquer trabalhador de uma determinada área, qualquer pessoa que passe por esta área e para qualquer um que consiga visualizá-la. É aquela comunicação que é disponibilizada em uma linguagem acessível para todos que a veem, trazendo melhorias à cultura no ambiente de trabalho, por meio do compartilhamento de informações.

A gestão à vista pode transformar o ambiente de trabalho em um modelo representativo da realidade.

Quais são os objetivos da Gestão à vista?

  • Conceder acessibilidade e simplicidade das informações, possibilitando facilidade no trabalho realizado no dia-a-dia, instigando a vontade de se trabalhar com maior qualidade;

  • Disseminar à maior quantidade de pessoas possíveis o conhecimento de informações;

  • Reforçar a autonomia dos funcionários a fim de auxiliar em melhores relacionamentos, incentivando a participação e; fazendo com que conhecimentos e informações passem a ser uma questão de cultura dentro do ambiente de trabalho.

Como vantagens da gestão à vista, tem-se que os problemas são tratados por todos que estão relacionados, de forma que também haja participação de todos os envolvidos no trabalho; trabalhadores mais satisfeitos; maior facilidade de reconhecimento pela alta administração; redução de indicadores, principalmente os que são relacionados a defeitos, gastos e desperdícios e aumento perceptível da produtividade e comprometimento da equipe (MELLO, 1998).

As desvantagens referem-se à necessidade de estruturação e organização das áreas de apoio de modo que facilite o trabalho; líderes informais pouco preparados e sem conhecimento adequado, prejudicando o andamento das tarefas diárias; receio por parte das pessoas de serem identificadas com o problema; os resultados são mais demorados e não se confirmam em curto prazo (MELLO, 1998).

Como aplicar a gestão à vista?

Primeiro passo

Observar tudo o que se refere ao ambiente de trabalho, como demoras, níveis de estoques e disponibilidade de máquinas.

Segundo passo:

Conhecer compromissos, metas e regras.

Terceiro passo:

Agir - por meio do consenso sobre as regras e objetivos e pela participação em melhorias logísticas.

Etapas do desenvolvimento da Gestão à vista:

  • Construção de um consenso,

  • Definição de objetivos prioritários e indicadores,

  • Definição de equipe que alimentará a gestão à vista,

  • Descentralização da tomada de decisão,

  • Treinamento da equipe,

  • Criação de cronogramas visuais,

  • Escolha de métodos simples e exibindo os resultados.

É importante que as informações disponibilizadas sejam “bem visíveis, fáceis para se entender; informativas, transferindo informações úteis, estimulantes e motivantes para quem as veem; benéficas, fazendo o serviço fácil, rápido, seguro e o mais satisfatório; atraente, interessante, colorido e apreciável para o observador” (Tokin 1998)

Essa possibilidade de enxergar os dados atualizados de forma ampla favorece a tomada de decisões acertadas, minimizando problemas e prejuízos. Assim, a gestão à vista pode ser considerada uma grande aliada para os processos de comunicar e engajar os colaboradores, já que, como o próprio nome diz, informações relevantes são colocadas à vista dos colaboradores e gestores.

#Corporativo #Sustentabilidade #Gestãoavista #Indicadores

31 visualizações

Afonso Matos Martins

Editor do blog

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em Engenharia da Qualidade para Engenharia da Produção, MBA em Gestão Empresarial.

Please reload

Rede pessoal

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon