top of page

BLOG - Papo Sustententável

Importância dos indicadores de desempenho



Medir desempenho é um processo essencial para o sucesso de um projeto. A medição de desempenho é um processo de quantificar as ações dentro do ambiente corporativo, podendo ou não envolver todas as ramificações de um projeto. A medição é o processo de quantificação da eficiência e da eficácia e a ação que se toma através desta medição é a geradora do desempenho.

A realização da medição de desempenho tem como principais propósitos o controle; a melhoria contínua reativa e proativa; o planejamento; o retorno pelo desempenho do grupo; p reforço da retórica gerencial; a indução das atitudes dos funcionários; os estudos de benchmarking; o aprendizado individual e organizacional; o foco e justificativa para investimentos.

Segundo Gomes (2008), gerir o desempenho significa acautelar o ‘sucesso estratégico sustentado da organização, não só através da melhoria dos comportamentos dos seus membros, mas também da melhoria dos aspectos organizativos, tecnológicos e processuais’.


A medição do desempenho de um determinado sistema é um instrumento central do gerenciamento e do aperfeiçoamento contínuo. Sem a medição, não é possível saber se a empresa alcançou o desempenho esperado,por exemplo. É importante que as medições sejam feitas e a sua precisão é fundamental para a avaliação, pois dados errados podem incentivar decisões erradas. Cada processo deve ser medido quanto aos objetivos que refletem a contribuição que ele deve dar aos objetivos da empresa, por isso a decisão do que medir dentro do processo precisa ser adequadamente estudada com base no objetivo que se pretende alcançar.

Um dos grandes problemas do insucesso de uma estratégia é a falta de foco nas medidas importantes para o bom desenvolvimento do sistema. A avaliação é um processo baseado em valores, porém é diretamente dependente dos resultados medidos e analisados. Indicadores eficientes de desempenho, principalmente de qualidade e de produtividade, podem lançar uma empresa aos mais altos níveis de liderança no mercado.

A medição de desempenho não é apenas saber como a empresa está realizando as ações, mas, principalmente, permitir que ela desenvolva essas ações da melhor maneira possível.

695 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page