• Afonso Martins

Importância dos indicadores de desempenho



Medir desempenho é um processo essencial para o sucesso de um projeto. A medição de desempenho é um processo de quantificar as ações dentro do ambiente corporativo, podendo ou não envolver todas as ramificações de um projeto. A medição é o processo de quantificação da eficiência e da eficácia e a ação que se toma através desta medição é a geradora do desempenho.

A realização da medição de desempenho tem como principais propósitos o controle; a melhoria contínua reativa e proativa; o planejamento; o retorno pelo desempenho do grupo; p reforço da retórica gerencial; a indução das atitudes dos funcionários; os estudos de benchmarking; o aprendizado individual e organizacional; o foco e justificativa para investimentos.

Segundo Gomes (2008), gerir o desempenho significa acautelar o ‘sucesso estratégico sustentado da organização, não só através da melhoria dos comportamentos dos seus membros, mas também da melhoria dos aspectos organizativos, tecnológicos e processuais’.


A medição do desempenho de um determinado sistema é um instrumento central do gerenciamento e do aperfeiçoamento contínuo. Sem a medição, não é possível saber se a empresa alcançou o desempenho esperado,por exemplo. É importante que as medições sejam feitas e a sua precisão é fundamental para a avaliação, pois dados errados podem incentivar decisões erradas. Cada processo deve ser medido quanto aos objetivos que refletem a contribuição que ele deve dar aos objetivos da empresa, por isso a decisão do que medir dentro do processo precisa ser adequadamente estudada com base no objetivo que se pretende alcançar.

Um dos grandes problemas do insucesso de uma estratégia é a falta de foco nas medidas importantes para o bom desenvolvimento do sistema. A avaliação é um processo baseado em valores, porém é diretamente dependente dos resultados medidos e analisados. Indicadores eficientes de desempenho, principalmente de qualidade e de produtividade, podem lançar uma empresa aos mais altos níveis de liderança no mercado.

A medição de desempenho não é apenas saber como a empresa está realizando as ações, mas, principalmente, permitir que ela desenvolva essas ações da melhor maneira possível.

#estratégia #Corporativo #planejamento #sustentabilidade

9 visualizações

Afonso Matos Martins

Editor do blog

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em Engenharia da Qualidade para Engenharia da Produção, MBA em Gestão Empresarial.

Please reload

Rede pessoal

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon