top of page

BLOG - Papo Sustententável

Qual a diferença entre Gestão da Qualidade e Controle da Qualidade?



Eu já havia observado o equívoco no entendimento do que é "Gestão da Qualidade" e o que é "Controle da Qualidade" dentro do ambiente corporativo. Recentemente tenho visto muitas publicações na internet, inclusive em aferecimentos de vagas, com definições muito equivocadas de funções e resposabilidades.

Estou aqui, então, para esclarecer melhor esse conceito.

Se por acaso você atua em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), provavelmente já tenha isso muito claro, porém tente saber o entendimento do seu colega de trabalho que não trabalha diretamente do sistema de gestão e verás que a possibilidade de ele não entender o conceito é extremamente grande.

Se você não atua no sistema de gestão e também não sabe a diferença dos conceitos. Fique tranquilo, você não está sozinho e, a partir de agora, você saberá a diferença.

Vamos lá? Sim, tanto a palavra “controle” como “gestão” nos remete a significados similares e interdependentes. Ou seja, não se pode falar de gestão semq ue também se fale de controle. Da mesma forma, o controle de qualquer coisa exige, por mais simples que seja, de um gerenciamento.

O que é Gestão da Qualidade?

Gestão da qualidade refere-se ao alinhamento e a padronização dos processos e pessoas de uma organização, cujoobjetivo é grantir que os produtos atendam as espectativas dos consumidores finais sem que deixe de cumprir, também, as exigências legais e éticas que regem o negócio.

O que é Controle da Qualidade?

Controle de qualidade refere-se ao monitoramento final de um produto, com o intuito de averiguar sua qualidade e consistência, ou seja, identificar se todos os processos de produção, bem como os materiais que compõem o produto atendem aos requisitos especificados pelos clientes.

Por exemplo: Suponha que tenhamos uma fábrica de brinquedos.

A Gestão da qualidade consiste em:

  • Estudar a norma relacionada aos brinquedos;

  • Estabelecer e protocolar os procediemntos para a fabricação dos brinquedos (tamanho, material, etc.);

  • Alinhar os processos de todos os setores que lidam com os brinquedos (seja na fabricação, na venda, na entrega, etc.);

  • E garantir que os profissionais estejam capacitados para exercer cada função em prol da fabricação de brinquedos.

O Controle da Qualidade consiste em:

  • Analisar a matéria prima dos brinquedos (qualidade e quantidade dos materiais para fabricação);

  • Monitorar os processos de produção de cada brinquedo;

  • Testar a consistência e segurança dos brinquedos acabados antes de liberá-lo para venda.

  • Etc.

Resumidamente, enquanto a Gestão da qualidade está focada no processo, o controle de Qualidade está focado na Qualidade do produto final. O mesmo conceito aplica-se para empresas prestadoras de serviços.

Não adianta ter um ótimo controle de Qualidade se não há a capacidade de definir os parâmetros a serem mensurados, da mesma forma, não adianta um ótimo sistema de Gestão se não há preocupação com a entrega de um produto de Qualidade.

Quer contribuir mais com esse conceito? Deixe seu comentário.

Compartilhe conhecimento!

604 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page