• Afonso Martins

Qual a diferença entre Gestão da Qualidade e Controle da Qualidade?

Atualizado: 30 de Jun de 2019



Eu já havia observado o equívoco no entendimento do que é "Gestão da Qualidade" e o que é "Controle da Qualidade" dentro do ambiente corporativo. Recentemente tenho visto muitas publicações na internet, inclusive em aferecimentos de vagas, com definições muito equivocadas de funções e resposabilidades.

Estou aqui, então, para esclarecer melhor esse conceito.

Se por acaso você atua em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), provavelmente já tenha isso muito claro, porém tente saber o entendimento do seu colega de trabalho que não trabalha diretamente do sistema de gestão e verás que a possibilidade de ele não entender o conceito é extremamente grande.

Se você não atua no sistema de gestão e também não sabe a diferença dos conceitos. Fique tranquilo, você não está sozinho e, a partir de agora, você saberá a diferença.

Vamos lá? Sim, tanto a palavra “controle” como “gestão” nos remete a significados similares e interdependentes. Ou seja, não se pode falar de gestão semq ue também se fale de controle. Da mesma forma, o controle de qualquer coisa exige, por mais simples que seja, de um gerenciamento.

O que é Gestão da Qualidade?

Gestão da qualidade refere-se ao alinhamento e a padronização dos processos e pessoas de uma organização, cujoobjetivo é grantir que os produtos atendam as espectativas dos consumidores finais sem que deixe de cumprir, também, as exigências legais e éticas que regem o negócio.

O que é Controle da Qualidade?

Controle de qualidade refere-se ao monitoramento final de um produto, com o intuito de averiguar sua qualidade e consistência, ou seja, identificar se todos os processos de produção, bem como os materiais que compõem o produto atendem aos requisitos especificados pelos clientes.

Por exemplo: Suponha que tenhamos uma fábrica de brinquedos.

A Gestão da qualidade consiste em:

  • Estudar a norma relacionada aos brinquedos;

  • Estabelecer e protocolar os procediemntos para a fabricação dos brinquedos (tamanho, material, etc.);

  • Alinhar os processos de todos os setores que lidam com os brinquedos (seja na fabricação, na venda, na entrega, etc.);

  • E garantir que os profissionais estejam capacitados para exercer cada função em prol da fabricação de brinquedos.

O Controle da Qualidade consiste em:

  • Analisar a matéria prima dos brinquedos (qualidade e quantidade dos materiais para fabricação);

  • Monitorar os processos de produção de cada brinquedo;

  • Testar a consistência e segurança dos brinquedos acabados antes de liberá-lo para venda.

  • Etc.

Resumidamente, enquanto a Gestão da qualidade está focada no processo, o controle de Qualidade está focado na Qualidade do produto final. O mesmo conceito aplica-se para empresas prestadoras de serviços.

Não adianta ter um ótimo controle de Qualidade se não há a capacidade de definir os parâmetros a serem mensurados, da mesma forma, não adianta um ótimo sistema de Gestão se não há preocupação com a entrega de um produto de Qualidade.

Quer contribuir mais com esse conceito? Deixe seu comentário.

Compartilhe conhecimento!

#Qualidade #SistemasdeGestão #SGI

13 visualizações

Afonso Matos Martins

Editor do blog

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em Engenharia da Qualidade para Engenharia da Produção, MBA em Gestão Empresarial.

Please reload

Rede pessoal

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon