Qual a diferença entre Gestão da Qualidade e Controle da Qualidade?
- Afonso Martins
- 4 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

Eu já havia observado o equívoco no entendimento do que é "Gestão da Qualidade" e o que é "Controle da Qualidade" dentro do ambiente corporativo. Recentemente tenho visto muitas publicações na internet, inclusive em aferecimentos de vagas, com definições muito equivocadas de funções e resposabilidades.
Estou aqui, então, para esclarecer melhor esse conceito.
Se por acaso você atua em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), provavelmente já tenha isso muito claro, porém tente saber o entendimento do seu colega de trabalho que não trabalha diretamente do sistema de gestão e verás que a possibilidade de ele não entender o conceito é extremamente grande.
Se você não atua no sistema de gestão e também não sabe a diferença dos conceitos. Fique tranquilo, você não está sozinho e, a partir de agora, você saberá a diferença.
Vamos lá? Sim, tanto a palavra “controle” como “gestão” nos remete a significados similares e interdependentes. Ou seja, não se pode falar de gestão semq ue também se fale de controle. Da mesma forma, o controle de qualquer coisa exige, por mais simples que seja, de um gerenciamento.
O que é Gestão da Qualidade?
Gestão da qualidade refere-se ao alinhamento e a padronização dos processos e pessoas de uma organização, cujoobjetivo é grantir que os produtos atendam as espectativas dos consumidores finais sem que deixe de cumprir, também, as exigências legais e éticas que regem o negócio.
O que é Controle da Qualidade?
Controle de qualidade refere-se ao monitoramento final de um produto, com o intuito de averiguar sua qualidade e consistência, ou seja, identificar se todos os processos de produção, bem como os materiais que compõem o produto atendem aos requisitos especificados pelos clientes.
Por exemplo: Suponha que tenhamos uma fábrica de brinquedos.
A Gestão da qualidade consiste em:
Estudar a norma relacionada aos brinquedos;
Estabelecer e protocolar os procediemntos para a fabricação dos brinquedos (tamanho, material, etc.);
Alinhar os processos de todos os setores que lidam com os brinquedos (seja na fabricação, na venda, na entrega, etc.);
E garantir que os profissionais estejam capacitados para exercer cada função em prol da fabricação de brinquedos.
O Controle da Qualidade consiste em:
Analisar a matéria prima dos brinquedos (qualidade e quantidade dos materiais para fabricação);
Monitorar os processos de produção de cada brinquedo;
Testar a consistência e segurança dos brinquedos acabados antes de liberá-lo para venda.
Etc.
Resumidamente, enquanto a Gestão da qualidade está focada no processo, o controle de Qualidade está focado na Qualidade do produto final. O mesmo conceito aplica-se para empresas prestadoras de serviços.
Não adianta ter um ótimo controle de Qualidade se não há a capacidade de definir os parâmetros a serem mensurados, da mesma forma, não adianta um ótimo sistema de Gestão se não há preocupação com a entrega de um produto de Qualidade.
Quer contribuir mais com esse conceito? Deixe seu comentário.
Compartilhe conhecimento!
Comments