• Afonso Martins

O que é o Sistema de Gestão Integrada (SGI)? Quais seus objetivos?


Um Sistema de Gestão Integrado (SGI), em suma, é uma combinação especializada de todos os aspectos dos vários sistemas, padrões e processos de uma organização em um sistema inteligente único. A fusão desses diferentes componentes permite que as empresas simplifiquem efetivamente seu gerenciamento para economizar tempo e aumentar drasticamente a eficiência, abordando todos os elementos de seu sistema de gerenciamento como um todo. Um SGI construído com sucesso pode facilmente eliminar o trabalho desnecessário de manutenção e monitoramento de vários sistemas de gerenciamento.


Por exemplo, em vez de realizar auditorias em todos os padrões e processos para garantir a eficiência, o SGI permite que tudo seja combinado. Isso significa que seria necessário apenas uma auditoria para verificar todo o sistema e garantir que todos os requisitos específicos das normas sejam atendidos adequadamente. Isso não apenas aumenta a eficiência e economiza tempo, mas também ajuda a garantir o funcionamento e a melhoria contínua.

São vários escopos que os Sistemas de Gestões Integradas podem incluir. Mais comumente no Brasil trata-se da junção da ISO9001, ISSO 14001 e ISO 45001, porém podem ser acrescentadas diversos outros padrões normativos, como Gerenciamento de energia, responsabilidade social, segurança da informação, etc.


Abaixo segue descrição das que falamos ser mais comuns.


Qualidade - ISO 9001

Um sistema de gestão da qualidade (SGQ) é um conjunto de procedimentos, políticas e processos necessários para planejar e executar as principais funções de negócios dentro de uma determinada organização. Por exemplo, um SGQ envolveria o gerenciamento de elementos de produção, desenvolvimento e serviço de um determinado negócio – essencialmente todas as áreas que podem impactar significativamente a capacidade do negócio de atender às necessidades e exigências de seus clientes.


Meio Ambiente - ISO 14001

Um sistema de gestão ambiental (SGA) é, assim como um SGQ, um conjunto de práticas e políticas, mas especificamente relacionado à redução dos impactos ambientais e ao aumento da eficiência operacional de um negócio. Em suma, um SGA trabalha para determinar o estado e melhorar continuamente o desempenho ambiental de uma organização como parte de suas operações regulares.


Saúde e Segurança do Trabalho - ISO 45001

Um sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho (SGSST) é uma combinação de sistemas destinados a determinar e melhorar continuamente a posição e o desempenho da saúde e segurança geral de uma empresa. Assim como outros sistemas de gerenciamento, ele segue um esquema predeterminado para atender a requisitos específicos e manter a saúde e segurança dos trabalhadores.


QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

Abaixo segue seis objetivos do Sistema de Gestão Integrada que considero muito importantes.


Atuação

Aumentar a eficiência do desempenho por meio de procedimentos simplificados que passam rotineiramente por melhorias contínuas. Isso ajuda as empresas a fornecer produtos e serviços de melhor qualidade aos consumidores, ao mesmo tempo em que promove a saúde e a segurança dos funcionários.


Velocidade

A maior eficiência de desempenho dos Sistemas de Gerenciamento Integrado anda de mãos dadas com a velocidade e a capacidade de economizar uma quantidade significativa de tempo que seria dedicado à manutenção de sistemas de gerenciamento separados. Ao permitir apenas uma única auditoria e revisão gerencial, os membros da equipe sênior de uma organização podem economizar muito tempo.


Custo benefício

Velocidade e eficiência de desempenho naturalmente resultam em processos mais econômicos usados para conduzir operações gerais de negócios. Assim como o tempo economizado com a implementação do SGI, o dinheiro que esses sistemas economizam para as empresas pode ser aplicado em outras áreas para aumentar ainda mais o desempenho e o sucesso da empresa.


Consistência

Um SGI bem implementado permite que grandes quantidades de complexidade do sistema sejam eliminadas, criando sistemas alinhados que podem ser mantidos e observados por meio de processos lógicos compartilhados e procedimentos coerentes. Esse elemento também oferece o benefício adicional de dar às empresas um objetivo mais direto e definido para o sucesso.


Comunicação

O Sistema de Gestão Integrada permite a comunicação rápida e fácil entre os diferentes sistemas e os responsáveis pela sua manutenção. Isso também promove maior velocidade, desempenho e economia de tempo que pode ser melhor gasto em outros elementos de negócios.


Segurança

Uma abordagem de gestão integrada de sistemas de negócios significa inerentemente que cada sistema pode ser mais facilmente protegido e monitorado por fontes de segurança mais limitadas. Em vez de se concentrar na manutenção de vários programas e procedimentos de segurança, uma empresa só precisa se concentrar em um ou dois que possam proteger efetivamente o SGI.


O Sistema de Gestão Integrada pode fornecer uma enorme variedade de benefícios para empresas em inúmeros setores, aumentando a eficiência, aumentando a produtividade e economizando tempo e dinheiro . Na era atual da competição no mercado de massa, as empresas precisam utilizar todas as ferramentas disponíveis para alcançar o sucesso financeiro e não se perder no mar de opções que os consumidores têm para escolher. Sem depender de ferramentas como o SGI, as empresas correm o risco de ficar atrás de seus concorrentes em termos de produtividade, qualidade e muito mais.


Falaremos em uma postagem posterior sobre como o Sistema de Gestão Integrada se relaciona com os programas de ESG (Sustentabilidade)


Cadastre seu e-mail para não perder nenhuma postagem.

Seja sempre bem vindo ao Papo Sustentável.


241 visualizações