• Afonso Martins

Requisito 4 - Contexto da Organização

“Há, tem muita coisa que pede na ISO 9001 que não tem necessidade e não ajuda em nada nos processos da empresa.”

Será?



Vamos falar um pouquinho “Contexto da Organização”, que é um dos itens nem sempre entendido e que ouvi recentemente que não tem tanta importância nos processos de uma empresa.

Primeiramente, que negócio é esse?


A ISO 9001 exige que a nossa organização determine, analise criticamente e monitore as suas questões externas e internas pertinentes.


O que são questões externas e internas?

Questões externas são questões que estão fora do controle da nossa organização, que podem nos afetar, mas nós não podemos modificá-las.

Exemplos: questões culturais, sociais, políticas, regulatórias, financeiras, econômicas, naturais e competitivas, sejam internacionais, nacionais, regionais ou locais

Questões internas são questões que estão sob o controle da nossa organização, que podem nos afetar e nós podemos alterá-las.

Exemplos: atividades, produtos, serviços, direção estratégica e capacidades da organização (pessoas, conhecimento, processos, sistemas).


Como documentar as questões internas e externas.

Como nos demais requisitos, a norma não determina como a empresa deve fazer os sus procedimentos, ela apenas diz que deve fazer. Particularmente, eu prefiro e sugiro que realizada uma matriz de contextos, envolvendo todas as partes interessadas.

Para avaliar se sua organização tem uma compreensão conceitual de alto nível de seus problemas internos e externos que a afetam, positiva ou negativamente, sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos, você deve descrever os processos usados ​​por sua organização para identificar internos e externos questões e fazer referência a todas as evidências objetivas, incluindo exemplos dessas questões.


Concluindo...

Para estar em conformidade, devem ser obtidas evidências que comprovem que sua organização está revisando todas as questões internas e externas pertinentes em intervalos periódicos.

Embora não haja requisitos de informações documentadas para definir o contexto da organização, a empresa pode reter os seguintes documentos e informações para ajudar a justificar a conformidade:

  • Planos de negócios e análises de estratégia

  • Análise de concorrente

  • Relatórios econômicos de setores de negócios ou relatórios de consultores

  • Análise SWOT

  • Atas de reuniões (atas de análise de gerenciamento e design)

  • Mapas de processos, tabelas, planilhas, diagramas de mapeamento mental.

  • Etc.

Fique de olho no aqui no Papo Sustentável para ler mais sobre esse e outros assuntos.

465 visualizações

Posts recentes

Ver tudo