top of page

BLOG - Papo Sustententável

Afinal, o que é a economia circular?


A economia circular é um conceito que se baseia em transformar a forma como a economia funciona atualmente, com o objetivo de reduzir o desperdício e o consumo excessivo de recursos naturais. Em vez de seguir o modelo linear tradicional de produção e consumo, que é baseado em extrair, produzir, usar e descartar, a economia circular busca manter materiais e produtos em uso por tanto tempo quanto possível, evitando assim a necessidade de novos recursos, ou seja, visa a criação de um ciclo fechado, no qual os materiais são reutilizados e reciclados continuamente.

Infográfíco elaborado pelo projeto Colabora

Para alcançar uma economia circular, é necessário repensar a forma como produzimos e consumimos. Baseia-se em três princípios fundamentais: a redução do consumo de recursos naturais e da poluição, o aumento da eficiência na utilização desses recursos e a recuperação de materiais e produtos no final de sua vida útil. Esses princípios são aplicados em todo o ciclo de vida do produto, desde a instrução de matérias-primas até a sua disposição final.


A reutilização envolve a utilização de materiais e produtos por mais tempo, através de estratégias como a manutenção e a manipulação. Já a reciclagem visa a transformação dos materiais em novos produtos, evitando a herança de novos recursos.


Economia Circular - GBC Brasil

A economia circular tem o potencial de gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos significativos. A redução do consumo de recursos naturais, ajuda a proteção do meio ambiente e na mitigação das mudanças climáticas. Além disso, pode criar empregos verdes e melhorar a eficiência energética e a segurança do abastecimento de recursos.


A economia circular é um modelo de negócios inovadores que tem sido adotado por empresas em todo o mundo, desde startups até grandes empresas. Governos e organizações internacionais também estão cada vez mais reconhecendo a sua importância e estão promovendo políticas e iniciativas para incentivá-la.


A transição para uma economia circular é um desafio, não é simples e requer mudanças significativas na forma como produzimos, consumimos e gerenciamos os resíduos, mas é essencial para garantir um futuro sustentável e próspero para todos.


É necessário repensar os modelos de negócio e investir em tecnologias e infraestruturas que possivelmente a criação de um sistema circular. Mas, ao adotar a economia circular, podemos criar um futuro mais sustentável e resiliente, em que os recursos sejam utilizados de forma mais eficiente e consciente.


Confira mais no Papo Sustentável

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page