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BLOG - Papo Sustententável

20 maneiras de ser incrível na gestão de pessoas


Ser um grande líder pode não parecer um trabalho simples, mas não há técnicas super secretas para isso, infelizmente, por algum motivo, muitos líderes esquecem de implementá-las por algum motivo.

Claro, as dicas de liderança a seguir são apenas a ponta do iceberg. A teoria por si só não é suficiente aqui - a prática ativa é necessária aqui, assim como tudo na vida.


1. Faça um esforço para conhecer seus liderados

No mínimo, você deve saber os primeiros nomes de seus liderados. Isso independentemente do tamanho da sua empresa. Você também deve saber sobre seus interesses pessoais fora do local de trabalho. Conhecer seus liderados é importante porque isso lhe dá uma visão melhor sobre como eles realizam seu trabalho. Além disso, mostrar um nível adequado de interesse também ajuda a fazer com que seus liderados se sintam valorizados.


2. Trate seus funcionários como indivíduos

Esta regra deriva da regra acima. Conhecer seus liderados lhe dará a oportunidade de tratá-los como indivíduos. Os pontos fortes, preferências e áreas de desenvolvimento exclusivos de seus funcionários devem ditar a abordagem que você adota. Gerenciar pessoas com eficiência significa que você se concentra em colaboradores individuais e adapta sua abordagem para atender às necessidades deles.


3. Mantenha-se consistente

Um gerente eficaz equilibra a necessidade de individualidade com consistência. Você deve incentivar uma boa atitude e comportamento positivo em todas as ocasiões. Você também precisa lidar com más atitudes e mau comportamento sempre que eles são exibidos. A consistência mostra a seus funcionários que você é um gerente confiável, que aplicará o mesmo critério a todos.


4. Ofereça oportunidades

O custo de contratação de um novo funcionário é muito alto. É mais econômico e menos disruptivo para o seu negócio se você identificar oportunidades de progressão para membros de equipe capazes. Depois de identificar uma oportunidade, você pode ajudar seus liderados a se prepararem para o processo de seleção, por exemplo, fornecendo dicas para entrevistas .


5. Comunique-se com clareza e precisão

Habilidades de comunicação são vitais para uma gestão eficaz. Você deve ser claro em sua comunicação porque a ambiguidade levará à confusão. Você também deve evitar qualquer informação enganosa ao se comunicar com seus funcionários. Todo tipo de comunicação é significativo no local de trabalho. Portanto, as regras para uma comunicação eficaz se aplicam se você estiver usando e- mail , telefone , carta ou falando cara a cara.


6. Reconheça e celebre as vitórias

É recomendável que você comemore com seus liderados quando eles entregaram demais em uma tarefa ou excederam suas metas. Celebrar vitórias mostra que você aprecia sua equipe. Essa abordagem será benéfica para sua empresa, pois a valorização dos funcionários tem uma série de vantagens, incluindo taxas mais baixas de rotatividade de funcionários e maior produtividade.


7. Defina objetivos focados na equipe

Você deve definir objetivos focados na equipe para ajudar seus funcionários a criar um vínculo. Definir metas em nível individual ou departamental priva os membros da equipe de se conhecerem melhor. Definir atividades focadas em equipe os ajuda a motivar uns aos outros para alcançar um objetivo comum.


8. Seja amigável e acessível

A abordagem 'nós contra eles' deve ser evitada se você quiser tirar o máximo proveito de seus liderados. Infelizmente, algumas empresas incentivaram uma cultura em que os gerentes são vistos como completamente separados dos funcionários. Garantir que você seja amigável e acessível ajudará seus liderados a se sentirem à vontade para discutir diferentes questões. Portanto, você estará em melhor posição para lidar com quaisquer dificuldades que seus liderados estejam enfrentando no trabalho.

9. Apoie a inovação

Seus liderados devem se sentir à vontade para abordá-lo sobre as diferentes ideias que eles têm para melhorar a forma como as coisas são feitas. A inovação deve ser incentivada porque os colaboradores têm uma perspectiva maior de como as coisas podem ser mudadas para melhor à medida que realizam tarefas no dia-a-dia.


10. Recompense o bom trabalho publicamente

Você pode utilizar as mídias sociais para destacar os liderados que alcançaram algo excepcional. Você também pode reconhecer conquistas extraordinárias na frente dos membros da equipe, do departamento ou de toda a empresa. Recompensar os liderados deve ser feito de forma justa e consistente para evitar quaisquer acusações de preconceito.


11. Ofereça feedback constante

A maioria de seus liderados estará interessada em saber sobre seu desempenho, incluindo áreas que precisam ser aprimoradas. Esteja disponível para fornecer feedback após a conclusão de um trabalho. Você deve identificar áreas de crescimento e fornecer treinamento e desenvolvimento para preencher quaisquer lacunas no conhecimento.


12. Lidere pelo exemplo

Um gerente eficaz não espera apenas que seus liderados façam o que ele diz. Em vez disso, eles percebem que devem liderar pelo exemplo. Como você se comporta, lida com os outros e aborda seu trabalho são maneiras diferentes de dar o exemplo para seus funcionários seguirem.


13. Mantenha-se flexível

Ao lidar com indivíduos, é sempre útil manter um certo grau de flexibilidade. Você deve reconhecer os compromissos de seus liderados fora do trabalho e tomar as provisões necessárias. Por exemplo, você pode permitir que colaboradores com filhos trabalhem em horários flexíveis para reduzir o valor que pagam por creche. Além disso, você também deve adotar uma abordagem flexível para seus funcionários usando suas férias anuais .


14. Resolva conflitos

Lidar com conflitos pode ser um dos aspectos mais desafiadores da gestão de pessoas. No entanto, a resolução de conflitos é uma parte essencial de uma gestão eficaz. Evitar o conflito não é uma opção e nem fazer os outros sentirem que o seu caminho é o único caminho certo. Em vez disso, você deve procurar assumir o papel de mediador quando surgir um conflito. No entanto, em última análise, seu trabalho como gerente é encontrar uma solução justa para os conflitos.


15. Seja transparente

Uma das melhores maneiras de construir confiança em sua equipe é ser transparente. Seus liderados valorizarão sua honestidade, mesmo que as notícias não sejam a seu favor. Pode haver momentos em que você seja limitado pela política da empresa e não consiga divulgar informações confidenciais. Nesses casos, você deve explicar aos seus liderados que não está em posição de comentar, mas os atualizará assim que puder.


16. Mostre empatia

Pode ser difícil ver as coisas pela perspectiva de seus liderados, especialmente se eles estiverem exibindo um comportamento desafiador. Pode haver uma série de problemas que afetam a maneira como um funcionário está abordando seu trabalho. É provável que o funcionário esteja enfrentando problemas fora do trabalho. Os funcionários também podem estar exibindo atitudes negativas em relação a você, com base em um tipo de comportamento que você está exibindo. Um gerente eficaz se colocará no lugar de seus funcionários e ouvirá suas preocupações.


17. Convide os liderados para dar opiniões

Você deve incentivar uma cultura em que os liderados tenham prazer em fornecer suas opiniões sobre diferentes aspectos da empresa. Seus liderados devem ser elogiados por dar suas opiniões, desde que isso seja feito de maneira respeitável. Você deve sempre agradecer ao liderado por se manifestar, mesmo que a opinião não seja válida. Desencorajar os liderados a dar suas opiniões pode gerar ressentimento.


18. Procure assistência

Assim como seus liderados precisam de ajuda, você também precisará de ajuda e conselhos de tempos em tempos. Se você estiver lidando com um colaborador desafiador, é útil ter outra perspectiva de como lidar com a situação. Você pode buscar assistência de várias pessoas diferentes em sua organização. Por exemplo, você pode obter orientação de alguém em Recursos Humanos , seu mentor ou outro gerente. Buscar a ajuda de pessoas em quem você confia fará de você um gerente melhor, porque você abordará as situações com novos insights e conhecimentos.


19. Ajude as pessoas a amarem seu trabalho

Você pode introduzir pequenas mudanças para ajudar seus liderados a gostarem de seu trabalho e amá-lo. Toques simples, como almoçar em equipe e redecorar a sala de descanso, podem ajudar bastante a elevar o moral.


20. Defina objetivos claros e mensuráveis

Seus liderados devem estar claros sobre o que se espera deles. Além disso, eles também precisam saber como você determinará se a conclusão de uma tarefa foi bem-sucedida. As metas são importantes, pois fornecem uma base objetiva para que os liderados saibam se estão no caminho certo. Definir metas claras e mensuráveis ajudará você a realizar avaliações de desempenho porque você terá dados tangíveis para consultar.


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