top of page

BLOG - Papo Sustententável

Importância do feedback nos processos seletivos



A maioria das empresas, mesmo as que se gabam de ter um processo seletivo revolucionário e com métodos eficazes na detecção de talentos, pecam na última e talvez, em alguns casos, mais importante etapa do processo seletivo, o feedback.

É comum nas redes sociais ou em sites as reclamações dos candidatos quanto a falta de feedback nos processos seletivos a qual participam. Acredito que essa é uma etapa tratada com menor importância pelos recrutadores por, teoricamente, já terem alcançado o objetivo principal: realizar uma contratação assertiva.


Vamos ver algumas vantagens do feedback.


Oportunidade de crescimento do candidato

O feedback nada mais é do que a exposição ao candidato dos seus pontos positivos e dos seus pontos negativos. O feedback deve ser realizado de forma contrutiva para que abra ao candidato oportunidades de melhoria e lhe dê, também, direcionamento para captação.


Construção de uma imagem positiva da empresa

O processo seletivo é um processo de avaliação 360, ou seja, da mesma forma que o recrutador está avaliando o candidato, o candidato está avaliando o recrutador, o ambiente de trabalho, a postura do gestor, os recursos disponibilizados para a realização das suas atividades, assim como diversos outros aspectos que possibilitem o candidato de imaginar como seria o ambiente de trabalho no posto a qual anseia. Quando não há um retorno da empresa ao candidato, no final do processo seletivo, o profissional pode-se sentir desvalorizado pela instituição e muito provavelmente não participará de um novo processo seletivo na empresa, por conta da imagem negativa criada. A falta de feedback pode afastar da empresa excelentes candidatos, que no momento não satisfez os objetivos da contratante.


O candidato é agente de marketing gratuito

Use isso a favor da organização. A visão que o candidato tem da sua empresa pode influenciar positivamente ou negativamente no ambiente externo, principalmente se o candidato for um parceiro de negócio, cliente ou fornecedor. Um profissional que não recebeu um retorno adequado sobre o processo seletivo na qual participou pode prejudicar a imagem da empresa, porém, mais importante que isso é a contribuição que esses mesmos candidatos podem dar, proporcionando mais visibilidade no mercado de trabalho e a valorização da empresa para possíveis outros candidatos.


Ajuda o candidato a tomar decisões

Durante a busca por um emprego, os profissionais mandam currículos para todas as vagas que acreditam se encaixar no seu perfil. É desgastante a busca por uma oportunidade profissional e muito ruim ficar na expectativa de ser chamado por uma empresa e não ter nenhum retorno. Assim como a empresa busca pelas melhores opções no momento da tomada de decisão, o profissional também está a procura daquilo que é melhor e precisa tomar suas decisões. Além disso, quando a empresa promete dar um retorno sobre o processo seletivo e não o dá, o candidato continua na expectativa e pode ser prejudicado sua inserção no mercado de trabalho. Além de todos os fatores citados anteriormente, o feedback e processos de seleção demonstra respeito da empresa com o tempo que se dedicou para a participação do processo e significa, também um agradecimento pelo profissional acreditar que sua organização é uma empresa boa para a realização dos seus objetivos.


Possibilita crescimento curricular dos profissionais

Quando o profissional recebe um feedback destacando seus pontos positivos e negativos para a vaga, ele pode, através disso direcionar suas ações de capacitação a fim de obter os requisitos considerados essenciais para a vaga em questão ou outras vagas similares.



Investir na qualidade do feedback no processo seletivo é uma grande estratégia para garantir que os melhores talentos tenham o interesse de trabalhar na sua empresa. Jamais negligencie esta etapa do processo de certificação e garanta que a forma com que a qual é feita seja sempre da melhor e mais adequada possível, tanto para a sua organização como para o profissional participante da seleção.

535 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page