top of page

BLOG - Papo Sustententável

O que é Responsabilidade Social Empresarial (RSE)?


A responsabilidade social corporativa refere-se às estratégias que as empresas colocam em ação como parte da governança corporativa que são projetadas para garantir que as operações da empresa sejam éticas e benéficas para a sociedade.


Embora a responsabilidade social corporativa seja um conceito muito amplo, entendido e implementado de forma diferente por cada empresa, a ideia subjacente da RSE é operar de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Geralmente, as iniciativas de responsabilidade social corporativa são categorizadas da seguinte forma:


1. Responsabilidade ambiental

As iniciativas de responsabilidade ambiental visam reduzir a poluição e as emissões de gases de efeito estufa e o uso sustentável dos recursos naturais.


2. Responsabilidade pelos direitos humanos

As iniciativas de responsabilidade de direitos humanos envolvem o fornecimento de práticas trabalhistas justas (por exemplo, pagamento igual para trabalho igual) e práticas comerciais justas, além de desautorizar o trabalho infantil.


3. Responsabilidade filantrópica

A responsabilidade filantrópica pode incluir coisas como financiar programas educacionais, apoiar iniciativas de saúde, doar para causas e apoiar projetos de embelezamento da comunidade.


4. Responsabilidade econômica

As iniciativas de responsabilidade econômica envolvem a melhoria da operação de negócios da empresa enquanto participam de práticas sustentáveis ​​– por exemplo, usando um novo processo de fabricação para minimizar o desperdício.


Benefícios comerciais da RSE

De certa forma, a responsabilidade social corporativa pode ser vista como um esforço de relações públicas. No entanto, vai além disso, pois a responsabilidade social corporativa também pode aumentar a competitividade de uma empresa. Os benefícios comerciais da responsabilidade social corporativa incluem o seguinte:



1. Imagem de marca, reconhecimento e reputação mais fortes

A RSE agrega valor às empresas ao estabelecer e manter uma boa reputação corporativa e/ou valor da marca .


2. Aumento da fidelidade do cliente e das vendas

Os clientes de uma empresa que pratica RSC sentem que estão ajudando a empresa a apoiar boas causas.


3. Economia de custos operacionais

Investir em eficiências operacionais resulta em economia de custos operacionais, bem como em redução do impacto ambiental.


4. Retenção de funcionários-chave e talentosos

Os funcionários geralmente ficam mais tempo e estão mais comprometidos com a empresa sabendo que estão trabalhando para uma empresa que pratica a RSE.


5. Acesso mais fácil ao financiamento

Muitos investidores estão mais dispostos a apoiar um negócio que pratica a RSE.


6. Carga regulatória reduzida

Relacionamentos fortes com órgãos reguladores podem ajudar a reduzir a carga regulatória de uma empresa.


963 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page