• Afonso Martins

Responsabilidade social - SA 8000 ou ISO 26000?


As questões que envolvem Responsabilidade Social tem ganhado cada vez mais importância e destaque nas organizações. Além de ser uma forma mais empática de como a empresa se coloca dentro da sociedade, o tema tornou-se assunto estratégico, é fundamental que a Responsabilidade Social seja gerenciada de forma adequada, assim como as outras áreas relacionadas à gestão, como Qualidade, Finanças, Recursos Humanos, etc.

Existem duas normas de referências para implantação de um programa de responsabilidade social, a AS 8000 e a ISO 26000, porém as finalidades de cada uma são diferentes e é preciso ter conhecimento dessas finalidades antes de se decidir qual das normas implantar.


O que é a AS 8000?

A norma SA 8000 é um padrão global de responsabilidade social em favor das boas condições de trabalho. A norma tem como objetivo melhorar as condições de trabalho nas organizações ao redor do mundo ao melhorar as condições dos colaboradores nas empresas.

É uma norma voluntária e certificável. Em linhas gerais, para obter a certificação credenciada SA 8000, uma empresa deve respeitar e fazer respeitar preceitos e condições relativos ao trabalho humano, atendendo os nove requisitos normativos:

  • Trabalho Infantil; 

  • Trabalho Forçado;

  • Saúde e Segurança;

  • Liberdade de Associação e Direito à Negociação Coletiva; 

  • Discriminação; 

  • Práticas Disciplinares; 

  • Horário de Trabalho; 

  • Remuneração e 

  • Sistemas de Gestão 

Para empresas que já possuem um sistema de gestão da Qualidade implementado e que seja uma empresa séria, não é difícil a implementação de um sistema com base na SA 8000, considerando que grande parte dos requisitos são requeridos pelas duas normas, como: Política de responsabilidade social, Análise crítica pela alta administração, Representantes da empresa e dos trabalhadores, Planejamento e implementação, Controle de fornecedores, Tratamento das preocupações (Ou Não Conformidades), Tomada de ação corretiva, Comunicação externa, Acesso para verificação e Registros. Embora as entradas possam ser diferentes, os processos em si se assemelham bastante.


E a ISO 26000?

De acordo com a própria ISO, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.


O objetivo fim das duas normas podem ser os mesmos, porém a ISO 26000, uma norma também voluntária, não é passível de certificação, o conteúdo da norma não visa isso e os seus requisitos também não apropriados para fins de certificação. Seu foco é facilitar o trabalho das empresas na criação de uma Responsabilidade Social Empresarial.


Então que norma implantar?

Antes de implantar é necessário que se conheça as normas e que tenha claro os objetivos, necessidades e expectativas da empresa. O certo é que com uma gestão eficiente integrada à Responsabilidade Social, haverá ganhos não apenas para a organização, mas também para as partes interessadas, contribuindo para um bom relacionamento e a legitimidade da organização na sociedade. Além disso a organização será vista como um agente positivo para o desenvolvimento sustentável.


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