• Afonso Martins

Métricas ESG que importam


O ESG se tornou um componente significativo no processo de tomada de decisão.

A demanda por ESG e investimentos sustentáveis está sendo impulsionada por fatores como riscos ambientais, como aumento das emissões de gases de efeito estufa e desastres naturais, bem como o aumento de investidores socialmente conscientes .

O número de empresas que relatam esforços de sustentabilidade aumentou à medida que mais investidores exigem relatórios ESG detalhados.


Os investidores de hoje precisam de métodos eficazes e precisos para quantificar o desempenho ESG e orientar o processo de investimento, especialmente agora que o investimento sustentável é tão valorizado.

Ao definir as métricas , é importante entender as três categorias principais de ESG. Cada setor e organização terá diferentes métricas que são materiais para seus negócios, mas as métricas comumente rastreadas incluem:

  • Métricas ambientais, incluindo reduções no uso de eletricidade, mudanças no consumo de combustível para veículos da empresa, reduções de emissões de carbono, galões de água economizados e maior desvio de resíduos

  • Métricas sociais com foco em funcionários e ocupantes, saúde e bem-estar, diversidade e inclusão e gestão da cadeia de suprimentos

  • Métricas de governança que são determinadas pela existência de políticas em uma ampla gama de questões, como valores da empresa e planos de resiliência de negócios.

Essas métricas ajudam a prever o desempenho financeiro futuro de uma empresa e fornecem às corporações e gerentes de ativos uma maneira de se comunicar com as partes interessadas, demonstrar compromisso com os princípios fundamentais e avaliar o impacto ambiental e ético.


Dado o recente aumento na demanda dos investidores por ESG , as empresas devem se mover rapidamente para capitalizar a oportunidade ESG. A eficiência da cadeia de valor de dados ESG pode ser melhorada fornecendo definições consistentes para métricas "ambientais", "sociais" e de "governança" e levar a interações mais eficazes com os investidores.

Isso exige uma revisão fundamental de como o sistema funciona e exige que as empresas sejam ágeis e adaptáveis, adotem níveis mais elevados de resiliência e adotem uma perspectiva global. As estruturas ESG garantem que as empresas possam mitigar riscos, desde mudanças climáticas até degradação ambiental e extinções em massa a pandemias globais, bem como capitalizar oportunidades que oferecem crescimento sustentável de longo prazo.


Avaliações de materialidade ESG

Com os investidores perguntando cada vez com mais frequência sobre o que sua empresa está fazendo em relação ao investimento responsável, como você trata funcionários e fornecedores, sua dedicação às iniciativas de sustentabilidade e outras atividades que se enquadram no guarda-chuva ESG, é importante ter respostas para essas perguntas .

Uma avaliação de materialidade ESG permite que você relate facilmente seu estado atual e delineie iniciativas futuras, levando em consideração seus objetivos e riscos de negócios.


#ESG #Sustentabilidade #Responsabilidadesocial



91 visualizações

Posts recentes

Ver tudo