• Afonso Martins

O conceito OKR e como ele pode ajudar a atingir os nossos objetivos



Olá, você conhece o conceito OKR?


OKR é uma estrutura de definição de metas para pensar grande.


O significado da sigla vem do inglês – Objectives and Key Results e resultados-chave (OKR), traduzindo para o português como Objetivos e Resultados Chaves. O OKR é uma estrutura de definição de metas que ajuda as organizações a definir metas - ou objetivos - e então rastrear o resultado. A estrutura é projetada para ajudar as organizações a estabelecer metas de longo prazo para serem alcançadas em dias, em vez de meses.


O conceito existe desde o início dos anos 70 e se popularizou muito por ter sido implementada no Google e seguidas por empresas como Linkedin, Twitter, Spotfy, AirBnB, Uber, etc.

A fórmula de OKR é definir um objetivo, que é "o que eu quero que seja realizado?", e os resultados principais, que são "como vou fazer isso?". Assim, com OKR, uma meta não é apenas o que você deseja alcançar; deve incluir uma forma de medir as realizações.


Como funciona a metodologia OKR?


Vamos começar detalhando os objetivos e Resultados chaves.


Objetivos – Os objetivos apresentam uma direção clara do que a empresa pretende conquistar. Cada objetivo pode ser formulado não apenas para tornar claro o que se deve buscar, mas também para manter todos engajados na missão em questão.


Resultados chaves – Sem essa parte do planejamento, ficaria muito difícil alcançar os objetivos propostos inicialmente. Os resultados chaves servem de parâmetro para se determinar o quanto a empresa está perto de alcançar um objetivo. Em outras palavras, são metas menores que ajudam diretamente na conquista do alvo principal.

Os resultados chaves é o que faz a diferença no processo. Em cima do objetivo é definido várias metas menores e à medida que essas metas vão sendo alcançados, o objetivo fica mais próximo de ser alcançado.


Um exemplo:

Objetivo 1: Tornar-se referência no mercado.

  • KR 1: Ranquear em 1º lugar no Google para uma a palavra-chave específica;

  • KR 2: Alcançar 10 mil inscritos na newsletter;

  • KR 3: Aumentar em 50% o número de clientes que conheceram a empresa através de canais digitais.

É como se tivéssemos que subir uma montanha e para isso precisarmos subir diversos morros. Segue esquematização abaixo.














Os OKRs podem ajudar as empresas a se manterem no caminho certo em um mercado em constante mudança e com ritmo acelerado. Os OKRs apoiam uma meta ou visão e também devem ser mensuráveis, flexíveis, transparentes e ambiciosos. Eles também são normalmente estabelecidos pela liderança e nunca estão vinculados a avaliações de remuneração ou desempenho. Em última análise, os OKRs ajudam as empresas a definir metas, muitas vezes ambiciosas, e a focar em alcançar os resultados em períodos menores.


Tem alguma curiosidade, dúvida ou interesse em ler mais sobre esse assunto? Fique à vontade para deixar nos comentários.


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