• Afonso Martins

O conceito OKR e como ele pode ajudar a atingir os nossos objetivos



Olá, você conhece o conceito OKR?


OKR é uma estrutura de definição de metas para pensar grande.


O significado da sigla vem do inglês – Objectives and Key Results e resultados-chave (OKR), traduzindo para o português como Objetivos e Resultados Chaves. O OKR é uma estrutura de definição de metas que ajuda as organizações a definir metas - ou objetivos - e então rastrear o resultado. A estrutura é projetada para ajudar as organizações a estabelecer metas de longo prazo para serem alcançadas em dias, em vez de meses.


O conceito existe desde o início dos anos 70 e se popularizou muito por ter sido implementada no Google e seguidas por empresas como Linkedin, Twitter, Spotfy, AirBnB, Uber, etc.

A fórmula de OKR é definir um objetivo, que é "o que eu quero que seja realizado?", e os resultados principais, que são "como vou fazer isso?". Assim, com OKR, uma meta não é apenas o que você deseja alcançar; deve incluir uma forma de medir as realizações.


Como funciona a metodologia OKR?


Vamos começar detalhando os objetivos e Resultados chaves.


Objetivos – Os objetivos apresentam uma direção clara do que a empresa pretende conquistar. Cada objetivo pode ser formulado não apenas para tornar claro o que se deve buscar, mas também para manter todos engajados na missão em questão.


Resultados chaves – Sem essa parte do planejamento, ficaria muito difícil alcançar os objetivos propostos inicialmente. Os resultados chaves servem de parâmetro para se determinar o quanto a empresa está perto de alcançar um objetivo. Em outras palavras, são metas menores que ajudam diretamente na conquista do alvo principal.

Os resultados chaves é o que faz a diferença no processo. Em cima do objetivo é definido várias metas menores e à medida que essas metas vão sendo alcançados, o objetivo fica mais próximo de ser alcançado.


Um exemplo:

Objetivo 1: Tornar-se referência no mercado.

  • KR 1: Ranquear em 1º lugar no Google para uma a palavra-chave específica;

  • KR 2: Alcançar 10 mil inscritos na newsletter;

  • KR 3: Aumentar em 50% o número de clientes que conheceram a empresa através de canais digitais.

É como se tivéssemos que subir uma montanha e para isso precisarmos subir diversos morros. Segue esquematização abaixo.














Os OKRs podem ajudar as empresas a se manterem no caminho certo em um mercado em constante mudança e com ritmo acelerado. Os OKRs apoiam uma meta ou visão e também devem ser mensuráveis, flexíveis, transparentes e ambiciosos. Eles também são normalmente estabelecidos pela liderança e nunca estão vinculados a avaliações de remuneração ou desempenho. Em última análise, os OKRs ajudam as empresas a definir metas, muitas vezes ambiciosas, e a focar em alcançar os resultados em períodos menores.


Tem alguma curiosidade, dúvida ou interesse em ler mais sobre esse assunto? Fique à vontade para deixar nos comentários.


Linkedin

502 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Afonso Matos Martins

Editor do blog

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em Engenharia da Qualidade para Engenharia da Produção, MBA em Gestão Empresarial.

Please reload

Rede pessoal

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon