top of page

BLOG - Papo Sustententável

"Greenwashing" O que é e porque correr disso?


Greenwashing” é um termo inglês que na tradução para o português significa lavagem verde. Este é um termo muito utilizado pelas empresas que querem criar uma falsa aparência de sustentabilidade, sem necessariamente aplicá-la na prática.


Tenho visto com entusiasmo o grande interesse pelo tema ESG, porém, ao mesmo tempo, vejo com preocupação a tendência de que muitas empresas mergulhem no conceito do “Greenwashing” ao invés de no conceito de “Sustentabilidade”

Como eu já escrevi anteriormente aqui, o conceito ESG é apenas uma adequação do conceito de Sustentabilidade para o mercado.


Relembrando sobre o que já falamos:


ESG significa Meio Ambiente, Social e Governança : estas são as 3 áreas principais que representam os pilares de um investimento sustentável. Esses três pilares já eram as bases para os programas de Sustentabilidades, que antes já eram avaliados por diferentes índices. O investimento socialmente responsável não é um conceito novo. Na verdade, isso surgiu desde os anos 60.


Os três pilares da Sustentabilidade (ESG):

  • Fatores ambientais referem-se ao comportamento da empresa em questões ambientais, como esgotamento de recursos, mudanças climáticas, resíduos e poluição.

  • Os fatores sociais estão relacionados ao tratamento da empresa em relação às pessoas, trabalhadores e comunidades locais, incluindo questões de saúde e segurança.

  • Os fatores de governança referem-se às políticas e governança corporativa, incluindo estratégia tributária, corrupção, estrutura e remuneração.

O conceito de ESG surge para que as empresas sejam avaliadas pelos investidores através dos índices ESG e isso é vendido ao mercado como um novo negócio. Não estamos sendo apenas atendendo critérios para entrar em um determinado mercado, agora os nossos resultados de Sustentabilidade passam a ser também um novo mercado.


Mas, Afonso, ainda não entendi a sua preocupação.


É ótimo observar que grande número de empresas estejam demonstrando muito interesse em ESG, porém é preocupante que muitas dessas empresas estejam direcionando todo esse interesse para as áreas de marketing e comunicação. Nada contra essas áreas, inclusive defendo que deve ser um dos grandes atores do programa de sustentabilidade, porém há um grande risco de a organização se afogar no Greenwashing, quando não dá a devida atenção à base do programa. ESG não se trata de um relatório bonito e bem comunicado, isso deve ser a saída, com demonstrações


Se as iniciativas ESG não forem representativas do negócio principal da empresa e do impacto ambiental e social, esses esforços podem ser perdidos, tanto para a sociedade como também para os investidores. As empresas precisam desenvolver uma estratégia de inteligência de Sustentabilidade com total entendimento dos riscos e oportunidades disponíveis para elas, considerando questões técnicas ambientais, sociais e econômicas.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page