• Afonso Martins

Consultoria, assessoria e certificadora. Qual a diferença entre elas?



Os questionamentos que mais recebi pelo canal de contato deste blog foi sobre o papel da consultoria, da assessoria e das certificadoras. Associando alguns outros questionamentos sobre a relação da consultoria e das certificadoras, resolvi colocar tudo numa única postagem.

Muitas pessoas confundem o papel do assessor com a do consultor e exigem de um profissional a postura do outro, ou então contratam um serviço que não consegue atender às necessidades da sua empresa naquele determinado momento.

Vamos então às definições:

Consultorias:

A consultoria tem como principal função o apontamento de soluções para os problemas detectados em uma organização, porém o consultor não se envolve na execução das ações para solucionar esses problemas.

Assessorias:

A Assessoria tem como principal função auxiliar as organizações no desenvolvimento das ações para a solução do problema, ou seja, o assessor coloca a "mão na massa" e ajuda a resolver, ou resolve, o problema.

Certificadoras:

As certificadoras são organizações de terceira parte, ou seja, independentes, com função de avaliar os processos de uma organização a fim de emitir um laudo ou certificado no final do processo. Em uma próxima postagem falaremos um pouco sobre o processo de certificação de sistemas de gestão.

É comum os consultores assumirem também o papel de assessores, porém também podem trabalhar separadamente. É preciso o entendimento de cada uma das funções para que a empresa faça um contratação correta para a realização dos serviços que ela necessita. Abaixo segue algumas perguntas que recebi com relação este tema.

As consultorias precisam entregar algum certificado para que seja apresentado no momento da certificação?

Não. O papel do consultor não tem nenhuma finalidade no processo de certificação. O consultor é uma estratégia da empresa para alcançar os seus objetivos e adequar aos requisitos normativos. Os consultores são contratados quando não há especialistas no processo dentro da organização.

O consultor pode também ser o certificador?

Não. A certificadora precisa ser totalmente independente e cumprir rigorosos serviços de imparcialidade. Não deve haver nenhum tipo de relacionamento entre certificadora e cliente e/ou seus profissionais de apoio. Falaremos em outra postagem sobre a importância da imparcialidade no processo de certificação.

É obrigatório a contratação de um consultor e/ou assessor para que a empresa consiga a certificação?

Não. Porém é aconselhável a contratação de um consultor, pois ele tem maior afinidade com o processo de certificação e poderá indicar à empresa os melhores caminhos para uma certificação com maior segurança.

É possível certificar uma empresa sem que seus processos estejam implementados?

Já recebi propostas para construir um sistema de gestão "fake" para certificação, inclusive recentemente. A empresa pode até conseguir uma certificação com base em processos não implementados, porém é muito difícil mantê-la, além disso o real objetivo de uma certificação, que é de contribuir para a melhoria dos processos da empresa, não é atingido.

Sistemas de gestão precisam ser bem estruturados e implementados com o envolvimento de todos os colaboradores para que se tenham resultados concretos.

A certificadora pode assessorar no desenvolvimento dos meus processos?

Não. A certificadora precisa cumprir totalmente os requisitos de imparcialidade, conforme já falamos anteriormente. O auditor da certificadora poderá indicar oportunidades de melhorias nos processos ou indicar desvios existentes, porém dizer como resolvê-los fere os princípios de imparcialidade.

Mais alguma dúvida sobre esse tema ou alguma indicação de tema para trabalharmos. Entre em contato conosco através da página "Contato"

#consultoria #assessoria #Certificadora #imparcialidade

Afonso Matos Martins

Editor do blog

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em Engenharia da Qualidade para Engenharia da Produção, MBA em Gestão Empresarial.

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