
Afonso Martins
Competitividade e sustentabilidade: Uma convergencia é possível?

Como pode uma empresa ser competitiva apesar da emergência de novos vínculos sustentáveis?
Ao invés da pergunta acima, podemos pensar diferente e reformula-la da seguinte forma:
Como pode uma empresa tornar-se mais competitiva optanto pela Sustentabilidade?
A competitividade, em ultima análise, pode ser buscada seguindo dois caminhos (ou uma combinacao dos dois): Produzindo a custos menores um produto-serviço similar que possa competir com da concorrência, ou oferecendo um produto-serviço diferente, cujo valor agregado reconhecido pelos clientes seja considerado melhor do que o do produto-serviço da concorrencia. No primeiro caso, estamos falando em procurar ser competitivo através do aumento da eficiência operativa, baseando-se em um melhor uso das tecnologias e das formas organizativas existentes. No segundo caso, trata-se um posicionamento estratégico, obtido gracas a uma escolha distinta, considerando o modo de posicionar-se no mercado.
Esses dois casos podem se expandir-se, incluindo a temática sustentável, ampliando o conceito de eficiência operativa para eficiência operativa sustentável e, ainda, para o conceito de posicionamento estratégico ecologicamente orientado.
A eficiência operativa sustentável de uma organização é o grau de eficiência econômica e sustentável de que ela é capaz ao produzir um determinado produto ou serviço em um determinado contexto.
A busta da competitividade neste terreno significa mover-se em direção á Sustentabilidade, reconhecendo as melhores práticas existentes e realizando o re-design do sistema que tenha apontado como necessário para colocá-los em ação.
O posicionamento estratégico sustentavelmente orientado, é por sua vez, a capacidade de uma empresa individualizar um mix de produtos e de serviços diversos dos oferecidos pela concorrência, mix esse que o mercado possa aceitar e que apresente uma qualidade sustentável intrissicamente mais elevada. Nesse terreno a busca pela competitividade implica no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Se de fato é verdade que a competitividade de uma empresa tem de ser garantida dia após dia, também é verdade que ela tenha de esforçar-se dia após dia para garantir a competitividade futura.
Sustentabilidade entra então em debate e na prática as empresas precisam se adequar ao que hoje estão sendo pressionadas a fazer para que não estejam despreparadas num futuro próximo, ou não ficarem em desvantagem na competição com a aconcorrência.