• Afonso Martins

Competitividade e sustentabilidade: Uma convergencia é possível?



Como pode uma empresa ser competitiva apesar da emergência de novos vínculos sustentáveis?

Ao invés da pergunta acima, podemos pensar diferente e reformula-la da seguinte forma:

Como pode uma empresa tornar-se mais competitiva optanto pela Sustentabilidade?

A competitividade, em ultima análise, pode ser buscada seguindo dois caminhos (ou uma combinacao dos dois): Produzindo a custos menores um produto-serviço similar que possa competir com da concorrência, ou oferecendo um produto-serviço diferente, cujo valor agregado reconhecido pelos clientes seja considerado melhor do que o do produto-serviço da concorrencia. No primeiro caso, estamos falando em procurar ser competitivo através do aumento da eficiência operativa, baseando-se em um melhor uso das tecnologias e das formas organizativas existentes. No segundo caso, trata-se um posicionamento estratégico, obtido gracas a uma escolha distinta, considerando o modo de posicionar-se no mercado.

Esses dois casos podem se expandir-se, incluindo a temática sustentável, ampliando o conceito de eficiência operativa para eficiência operativa sustentável e, ainda, para o conceito de posicionamento estratégico ecologicamente orientado.

A eficiência operativa sustentável de uma organização é o grau de eficiência econômica e sustentável de que ela é capaz ao produzir um determinado produto ou serviço em um determinado contexto.

A busta da competitividade neste terreno significa mover-se em direção á Sustentabilidade, reconhecendo as melhores práticas existentes e realizando o re-design do sistema que tenha apontado como necessário para colocá-los em ação.

O posicionamento estratégico sustentavelmente orientado, é por sua vez, a capacidade de uma empresa individualizar um mix de produtos e de serviços diversos dos oferecidos pela concorrência, mix esse que o mercado possa aceitar e que apresente uma qualidade sustentável intrissicamente mais elevada. Nesse terreno a busca pela competitividade implica no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Se de fato é verdade que a competitividade de uma empresa tem de ser garantida dia após dia, também é verdade que ela tenha de esforçar-se dia após dia para garantir a competitividade futura.

Sustentabilidade entra então em debate e na prática as empresas precisam se adequar ao que hoje estão sendo pressionadas a fazer para que não estejam despreparadas num futuro próximo, ou não ficarem em desvantagem na competição com a aconcorrência.

#Sustentabilidade #estratégia #Sustentável

Afonso Matos Martins

Editor do blog

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em Engenharia da Qualidade para Engenharia da Produção, MBA em Gestão Empresarial.

Please reload

Rede pessoal

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon