• Afonso Martins

Importância do feedback nos processos seletivos



A maioria das empresas, mesmo as que se gabam de ter um processo seletivo revolucionário e com métodos eficazes na detecção de talentos, pecam na última e talvez, em alguns casos, mais importante etapa do processo seletivo, o feedback.

É comum nas redes sociais ou em sites as reclamações dos candidatos quanto a falta de feedback nos processos seletivos a qual participam. Acredito que essa é uma etapa tratada com menor importância pelos recrutadores por, teoricamente, já terem alcançado o objetivo principal: realizar uma contratação assertiva.


Vamos ver algumas vantagens do feedback.


Oportunidade de crescimento do candidato

O feedback nada mais é do que a exposição ao candidato dos seus pontos positivos e dos seus pontos negativos. O feedback deve ser realizado de forma contrutiva para que abra ao candidato oportunidades de melhoria e lhe dê, também, direcionamento para captação.


Construção de uma imagem positiva da empresa

O processo seletivo é um processo de avaliação 360, ou seja, da mesma forma que o recrutador está avaliando o candidato, o candidato está avaliando o recrutador, o ambiente de trabalho, a postura do gestor, os recursos disponibilizados para a realização das suas atividades, assim como diversos outros aspectos que possibilitem o candidato de imaginar como seria o ambiente de trabalho no posto a qual anseia. Quando não há um retorno da empresa ao candidato, no final do processo seletivo, o profissional pode-se sentir desvalorizado pela instituição e muito provavelmente não participará de um novo processo seletivo na empresa, por conta da imagem negativa criada. A falta de feedback pode afastar da empresa excelentes candidatos, que no momento não satisfez os objetivos da contratante.


O candidato é agente de marketing gratuito

Use isso a favor da organização. A visão que o candidato tem da sua empresa pode influenciar positivamente ou negativamente no ambiente externo, principalmente se o candidato for um parceiro de negócio, cliente ou fornecedor. Um profissional que não recebeu um retorno adequado sobre o processo seletivo na qual participou pode prejudicar a imagem da empresa, porém, mais importante que isso é a contribuição que esses mesmos candidatos podem dar, proporcionando mais visibilidade no mercado de trabalho e a valorização da empresa para possíveis outros candidatos.


Ajuda o candidato a tomar decisões

Durante a busca por um emprego, os profissionais mandam currículos para todas as vagas que acreditam se encaixar no seu perfil. É desgastante a busca por uma oportunidade profissional e muito ruim ficar na expectativa de ser chamado por uma empresa e não ter nenhum retorno. Assim como a empresa busca pelas melhores opções no momento da tomada de decisão, o profissional também está a procura daquilo que é melhor e precisa tomar suas decisões. Além disso, quando a empresa promete dar um retorno sobre o processo seletivo e não o dá, o candidato continua na expectativa e pode ser prejudicado sua inserção no mercado de trabalho. Além de todos os fatores citados anteriormente, o feedback e processos de seleção demonstra respeito da empresa com o tempo que se dedicou para a participação do processo e significa, também um agradecimento pelo profissional acreditar que sua organização é uma empresa boa para a realização dos seus objetivos.


Possibilita crescimento curricular dos profissionais

Quando o profissional recebe um feedback destacando seus pontos positivos e negativos para a vaga, ele pode, através disso direcionar suas ações de capacitação a fim de obter os requisitos considerados essenciais para a vaga em questão ou outras vagas similares.



Investir na qualidade do feedback no processo seletivo é uma grande estratégia para garantir que os melhores talentos tenham o interesse de trabalhar na sua empresa. Jamais negligencie esta etapa do processo de certificação e garanta que a forma com que a qual é feita seja sempre da melhor e mais adequada possível, tanto para a sua organização como para o profissional participante da seleção.

Afonso Matos Martins

Editor do blog

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em Engenharia da Qualidade para Engenharia da Produção, MBA em Gestão Empresarial.

Please reload

Rede pessoal

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon